Editoriais \ tocantins agora-to.com.br

Terça-feira , 15 de Outubro de 2019 - 17hs31

bovinocultura

De 30 litros a 120 litros por dia: Produtor comemora resultados após ATEG do SENAR

Fonte: Da Redação

Tamanho da Letra A- A+

Divulgação

Durante 18 meses o SENAR realizou Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na chácara São José, do produtor Valdir Silva. O acompanhamento adequado transformou a atividade principal da propriedade, que é a bovinocultura de leite.

Segundo o técnico de campo do SENAR, José Araújo Veras, foram realizadas várias ações durante os meses de ATeG: “fizemos o planejamento da propriedade e tivemos que adequar a estrutura, investindo na perfuração de um poço artesiano, pois a propriedade não tinha água suficiente para o rebanho e nosso pensamento era disponibilizar água de qualidade aos animais. Outra ação foi a divisão da propriedade em piquetes para trabalharmos com sistema de pastejo rotacionado”, relembra.

O produtor tirava 30 litros de leite por dia e o sonho era chegar aos 50 litros, melhorando sua renda. “Entre tantas mudanças nesses meses, uma delas foi a adequação do manejo alimentar, a partir daí minha meta foi atingida. Em época de seca tenho uma produção de 112 litros por dia.”, comemora.

Com 20 animais, hoje o produtor continua na atividade de bovinocultura de leite produzindo cerca de 120 litros na época da chuva e 112 litros na época da seca.

 “Fiz financiamento e através da minha renda do leite consegui pagar e fui investindo todo o dinheiro na atividade. A alimentação do gado era só no pasto e hoje tenho silagem para alimentar todo o rebanho nos 4 meses de seca. Agora quero melhorar a genética dos animais para produzir mais leite com poucos animais.”, finaliza.


Comentários enviados por leitores:

Sem comentários registrados/aprovados até o momento.
Quer ser o primeiro a comentar esta notícia? Clique aqui...

Plantão

+ Comentadas

Sem Informativos
2008 - 2019 Agora-TO seu portal de Notícias - Todos os direitos reservados | Contato/Fax: (63) 3214-1853 | redacao@agora-to.com.br